VOLTAR

Gerentes da Funasa/RO e representantes indígenas participam de encontro em Brasília

Rondonoticias
19 de Set de 2007

Chefes de Pólos-Base/Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai) de Cacoal, Aripuanã, Vilhena, Humaitá, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e, presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) Porto Velho e Vilhena participam em Brasília, do Encontro de Gestão, Participação e Controle Social, aberto na segunda-feira(17) pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte.

O encontro reuni representantes de diversos de órgãos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de todo o país que até a próxima sexta-feira (21) estarão debatendo o fortalecimento do controle social, deliberações dos Condisi, modelos de gestão, iniciativas comunitárias do Vigisus II, entre outros assuntos.

A gestão compartilhada pela diretoria da Fundação, trabalhadores e pelas comunidades atendidas foi citada pelo presidente como um dos principais fatores para o alcance das metas na saúde indígena. As diretrizes da saúde indígena também foram lembradas por Danilo Forte.

Na abertura do encontro, a Funasa firmou um convênio com Fundação para o Remédio Popular (Furp) que garante a aquisição de medicamentos para a assistência à saúde indígena, com valor estimado em R$ 20 milhões.

Outros reforços à saúde também foram anunciados. Entre eles, estão à aquisição de veículos e material médico hospitalar, onde está previsto investimento de aproximadamente 12 milhões; e a construção de seis Casais e três Pólos-base onde deverá ser gasto algo em torno de R$ 7 milhões. Também foi anunciada a formalização de um processo para compra de produtos utilizados na promoção da saúde bucal, dos povos indígenas.

A atenção à correta aplicação dos recursos é uma das prioridades apontadas pelo presidente da Funasa. "O apoio do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é importantíssimo para que as ações de saúde sejam eficientes e eficazes", afirmou. Hoje a Funasa tem o compromisso e a responsabilidade de dar retorno às demandas apresentadas pelas comunidades. "Devemos apresentar as soluções adequadas a cada realidade", ressaltou.

O diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, destacou o esforço dos diretores e trabalhadores da Funasa em favor da saúde indígena, além do empenho dos representantes dos Condisi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.