VOLTAR

Geraldo cobra início da Vila Olímpica Indígena em Dourados

Agora MS
03 de Abr de 2008

Deputado diz que comunidade aguarda ansiosamente ações importantes que devem começar antes do processo eleitoral

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) disse que a comunidade douradense espera ansiosamente o início de obras importantes que vêm sendo anunciadas desde o ano passado, e que já estão com recursos empenhados há vários meses. Entre elas a Vila Olímpica Indígena, que será construída na divisa entre as aldeias Bororó e Jaguapiru e que foi objeto de cobrança dos indígenas durante a passagem da CPI da Subnutrição por Dourados, no final do mês passado.

Para Geraldo Resende, o início das obras será um grande presente que o poder público poderá dar para os indígenas, principalmente pelo fato de que no próximo dia 19 será comemorado o Dia do Índio."Será algo que poderemos contabilizar como conquista, entre tantas mazelas que a comunidade indígena enfrenta", explica.

De acordo com Geraldo o início das obras da Vila Olímpica Indígena depende da agilidade da Prefeitura, na realização dos trabalhos de terraplanagem, que entram como contrapartida do município nos recursos viabilizados junto ao Governo Federal. "Para que a empreiteira possa começar a construção, é preciso que se faça a terraplanagem e isso precisa ser feito com a maior brevidade possível".

O empenho dos recursos para a construção da Vila Olímpica Indígena aconteceu no dia 14 de dezembro de 2006, oriundo de duas emendas individuais inseridas no Orçamento Geral da União (OGU) de 2006. Uma, de R$ 400 mil foi apresentada por Geraldo Resende e outra, de R$ 300 mil, pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Qualidade de vida

Segundo o deputado, os indígenas douradenses sofrem de diversas mazelas, como a falta de água, de área, de condições de plantio e até mesmo de espaços para a prática de esporte e lazer. "É um projeto pioneiro que visa aumentar a qualidade de vida da população das aldeias Bororó e Jaguapiru. Não há dúvida de que a prática de esportes vai melhorar a situação dos indígenas e diminuir problemas como o alcoolismo, o uso de drogas, prostituição e até suicídios", garante Geraldo.

Geraldo considera que a destinação de recursos para a construção da Vila Olímpica Indígena é também resultado dos trabalhos da Comissão Externa criada pela Câmara dos Deputados que ele coordenou, e que investigou a causa da mortalidade infantil por desnutrição nas aldeias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente em Dourados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.