VOLTAR

Genocídio ameaça os yanomami

O Estado de São Paulo - São Paulo, SP
11 de Nov de 1979

A implantação do projeto de exploração de cassiterita na área Yanomami, Serra do surucucu, ameaça a existência dos indígenas. Ainda há possibilidade de que a Funai junto a Rio Doce Geologia e Mineração (DOCEGEO) promovam a demarcação da terra indígena de forma descontinua, isolando as aldeias entre si.
Para Claudia Andujar, se a serra do surucucu for reaberta ao garimpo, e não haja uma campanha efetiva de vacinação, há sérios riscos de extermínio deste povo. Alem de que este tipo de atividade em área indígena é inconstitucional.
A coordenadora da CCPY, ainda teme que o cargo da presidencia da Funai seja ocupado por João Carlos Nobre Veiga, que antes ocupava um cargo na Docegeo, Justamente a empresa que realizava pesquisas de mineração na área Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.