VOLTAR

Gêmos indígenas escapam da morte no Pará

Veja - http://veja.abril.com.br
03 de Jun de 2016

O nascimento de gêmeos na aldeia dos índios arawete, no Pará, causou preocupação no início da semana. O caso chamou a atenção dos funcionários do hospital local diante do risco de as crianças serem assassinadas quando retornassem com os país para aldeia. O infanticídio indígena é um problema ainda persistente no Brasil.

Segundo profissionais de saúde envolvidos no caso, as crianças somente foram salvas porque a mãe apresentou complicações durante o parto e ela foi removida para o Altamira, onde os gêmeos nasceram e estão internados. Segundo eles, se as crianças tivessem nascido na aldeia, são altas as chances de que eles tivessem sido mortas.

Segundo o coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Uwira Xakriaba, "o sistema de crenças (do povo arawete) traz sérias consequências para a continuidade de sua existência, isto está embasado por sua mitologia tupi, onde os gêmeos mitológicos foram responsáveis por uma série de ações envolvendo possibilidades de fim do mundo como o conhecem. Na mitologia, um dos gêmeos foi responsável pelo cataclismo universal que alagou o mundo, não podemos esquecer que no quintal da casa desse povo foi construída a UHE Belo Monte."

Em nota, Uwira Xakriaba negou que o casal tenha rejeitado os filhos. "O que aconteceu foi a determinação por parte dos pajés, que os gêmeos não podem viver na aldeia, pois isso teria consequências para todo o povo."

A representação da Funai no Pará nega a possibilidade de infanticídio e diz que está conduzindo o caso para preservar as crianças e a etnia. Procurada, a Funai em Brasília, não se manifestou sobre a condução do caso.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/gemos-indigenas-escapam-da-mort…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.