VOLTAR

Gasoduto do Sul chegará primeiro ao Nordeste

OESP, Economia, p. B11
23 de Nov de 2006

Gasoduto do Sul chegará primeiro ao Nordeste

Anunciado com alarde, o projeto do gasoduto intercontinental que ligaria Venezuela, Brasil e Argentina pode, pelo menos em um primeiro momento,limitar se apenas a ligar as reservas de gás venezuelanas ao Nordeste brasileiro. "Primeiro, estudamos fazer (o gasoduto) em uma única etapa. Agora,estamos estudando fazer por etapas, em função da disponibilidade de gás da Venezuela", disse ontem o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Segundo Zimmermann, em um primeiro momento, a Venezuela só poderia fornecer ao Brasil, a partir de 2016, 50 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que permitiria a chegada do produto ao Nordeste do Brasil. O secretário explicou que, para que a extensão do duto até a Argentina se viabilizasse, seria necessário um bombeamento diário de 150 milhões a 200 milhões de m³.

O projeto original do Gasoduto do Sul previa um duto de 8.000 a 10.000 quilômetros de extensão, chegando até a Argentina. O investimento estimado para construir esse duto intercontinental era de US$ 20 bilhões. Estudo apresentado ontem pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, mostra que, em 2030, o Brasil precisará importar cerca de 124 milhões de m³/dia de gás para atender à demanda interna pelo combustível, que deverá chegar à casa dos 274 milhões de m³/dia.

OESP, 23/11/2006, Economia, p. B11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.