VOLTAR

Garupa lança guia de turismo responsável em terras indígenas

Travel - https://www.travel3.com.br/
30 de Out de 2023

Garupa lança guia de turismo responsável em terras indígenas

Redação Travel3
por Redação Travel3
30 de outubro de 2023
in Acontece no Turismo
Garupa evento

Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo, mantenedor da ONG Garupa, com integrantes da Garupa e indígenas presentes ao lançamento do livro (Foto:divulgação)
Livro "Turismo Indígena: Modos de Fazer " marca os 10 anos da ONG

A ONG Garupa, que tem como mantenedoras as empresas do Grupo Arbo, lançou na última terça-feira, 24/10, em São Paulo, o livro "Turismo Índigena: Modos de Fazer". O evento, que também celebrou o décimo aniversário da ONG, contou com a presença de indígenas da Terra Indígena Piaçaguera, localizada em Peruíbe, no litoral sul do estado.

No evento, Thalita Tomazetti, gestora executiva da Garupa, compartilhou insights sobre como agências e operadoras podem apoiar o Turismo Responsável, um setor que ganhou maior interesse dos viajantes após a pandemia. Ela enfatizou a importância de conhecer essas experiências, se conectar com elas e buscar formas de parceria e comercialização, como aquelas já disponíveis no guia.
RCD Out2023Desk

Claudia Carmello, diretora de comunicação da Garupa, destacou outra publicação exclusiva disponível no site da ONG, o "Guia do Brasil Autêntico", que reúne 40 experiências de viagem de norte a sul do país, destinadas à comercialização por operadoras de viagens, e acrescentou: "Muitos ainda encaram o turismo como só paisagem, mas turismo também é gente, é entender como as pessoas vivem nos destinos e conectar-se com seus modos de vida. Turismo responsável existe, e acontece quando o turista melhora o lugar e a vida das pessoas que ali vivem", disse Carmello.

No dia seguinte, 25/10, a ONG realizou uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube para discutir o tema abordado na nova publicação.
Diversa EuropaExoticos Desk 15-09-2023

Garupa
Saiba mais sobre o livro "Turismo Índigena: Modos de Fazer"

https://www.travel3.com.br/acontece-no-turismo/garupa-lanca-guia-de-tur…

O livro "Turismo Índigena: Modos de Fazer," destaca a importância do turismo responsável, onde a presença de viajantes contribui para a melhoria da vida das pessoas nos destinos visitados. Ele oferece um guia prático com 139 páginas, otimizado para dispositivos móveis, que aborda a estruturação de atividades de turismo em Terras Indígenas, fornece exemplos, dicas, modelos de planilhas e analisa experiências bem-sucedidas no Rio Negro, Amazonas.

O objetivo do livro é apoiar comunidades indígenas, instituições parceiras, profissionais do turismo, gestores públicos e demais envolvidos no turismo indígena, fornecendo informações sobre o turismo comunitário, benefícios, riscos, parcerias, precificação e promoção de roteiros turísticos em terras indígenas. Uma inovação importante é o guia passo a passo para a estruturação do Plano de Visitação, um requisito da Funai que assegura um turismo harmonioso com os modos de vida e regras territoriais das comunidades indígenas.

Para o download do livro, clique aqui.
Autoras livro GarupaThaissa Sobreiro, Ana Gabriela Fontoura e Camila Barra: as autoras do livro "Turismo Índigena: Modos de Fazer" (Foto: divulgação)
Autoras e colaboradores celebram o turismo responsável

O lançamento da publicação contou com a presença das autoras do livro, que são especialistas em suas áreas de atuação: Camila Barra, Ana Gabriela Fontoura e Thaissa Sobreiro.

Camila Barra é mestre em Antropologia Social pela Unicamp e fundadora da Negócios Comunitários. Ela trabalha na Amazônia desde 2008, colaborando com organizações indígenas e comunidades locais para promover o diálogo com gestores públicos e o setor privado, visando o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Camila dedica-se há uma década à criação de iniciativas de Turismo Indígena e comunitário com modelos de negócios de impacto social em diversos biomas. Ela colaborou com a Garupa de 2019 a 2022 em projetos nos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará e São Paulo.

Ana Gabriela Fontoura é turismóloga pela Universidade Federal do Pará, especialista em Estudos Ambientais pela PUC-Minas e mestranda em Desenvolvimento Local pela Università degli Studi di Padova, Itália. Ela é diretora da Estação Gabiraba, uma operadora de ecoturismo de base comunitária na Amazônia desde 2007, e possui mais de 15 anos de experiência na facilitação de processos participativos para o Turismo de Base Comunitária (TBC). Ana Gabriela atua na Garupa na estruturação de novos projetos de TBC e turismo indígena.

Thaissa Sobreiro é uma consultora independente com 20 anos de experiência em projetos comunitários de gestão territorial, pesquisa sobre uso de recursos naturais e territorialidade de populações tradicionais, bem como direitos dos povos indígenas. Ela atuou como assessora do Instituto Socioambiental (ISA) entre 2016 e 2019, apoiando o Turismo Indígena comunitário no Médio Rio Negro, Amazonas. Thaissa possui um doutorado em Ecologia Interdisciplinar pela Universidade da Flórida (EUA) e é especialista em Manejo Colaborativo de Sistemas Socioecológicos Complexos da Amazônia Brasileira pela Universidade do Estado de Mato Grosso, além de ser mestre em Ecologia de Água Doce e Pesca pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia.

Também estiveram presentes ao evento Rita Lewkowicz, do Iepé, Marcos Wesley, do ISA, e quatro líderes indígenas que já estão envolvidos no turismo em seus territórios: Kássia Lod e Edervan Forte, da Associação Na Na Kali´na, na Terra Indígena Galibi, Oiapoque (Amapá), e Jaciel Baré e André Baré, da ACIR, nas Terras Indígenas Médio Rio Negro I e II (Amazonas).
Garupa lançamento livroLíderes indígenas estiveram presentes no evento, em apoio ao lançamento do livro (Foto: divulgação)
Sobre a Garupa

A Garupa é uma associação sem fins lucrativos qualificada como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), fundada em 2013. A organização reúne profissionais com formação e experiência em comunicação, ecoturismo, desenvolvimento de projetos de governança comunitária e turismo responsável.

A ONG atua em três frentes: divulgando experiências sustentáveis brasileiras para um público amplo por meio do "Guia Garupa do Brasil Autêntico," produzindo webséries e participando de eventos; realizando Expedições Garupa; e fornecendo consultorias para outras organizações ou empresas, com o objetivo de desenvolver roteiros turísticos sustentáveis e eficazes.

A publicação do livro "Turismo Índigena: Modos de Fazer" faz parte das comemorações pelos 10 anos de existência da Garupa e conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), Iepé (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena), ISA (Instituto Socioambiental), The Nature Conservancy Brasil, Opan (Operação Amazônia Nativa), CPI-SP (Comissão Pró-Índio de São Paulo) e Associação Floresta Protegida.

https://www.travel3.com.br/acontece-no-turismo/garupa-lanca-guia-de-tur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.