Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Hugo Marques
15 de Nov de 2003
A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que explorava diamantes de forma ilegal dentro da reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. A área onde vivem os índios cintas- largas foi devastada pela ação dos garimpos. Um dos presos é o policial federal José Cadete da Silva, acusado de facilitar a entrada de garimpeiros na reserva.
Além do policial, foram presos o advogado Roberley Rocha Finotti, o empresário Dirceu Miranda e o garimpeiro Antônio de Melo. Outro empresário, o comprador de diamantes e sócio de um garimpo, Renato Marini, está com a prisão decretada.
O policial federal José Cadete da Silva foi preso na manhã de quinta-feira, durante o plantão na delegacia da PF em Vilhena (RO), onde trabalhava. Foram recolhidos documentos e mercadorias na residência do policial.
A reserva indígena de Roosevelt chegou a abrigar mais de 3 mil garimpeiros. A extração das pedras devastou o meio ambiente e deturpou a cultura indígena. Hoje, índios estão explorando diamantes, com a ajuda de dezenas de brancos.
Para o superintendente da PF em Rondônia, delegado Marco Aurélio de Moura, as prisões representam mais um golpe na quadrilha.
- Mais uma vez, a Polícia Federal corta na própria carne - diz o superintendente, fazendo referência à prisão do policial federal.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.