VOLTAR

Garimpo e envenenamento por mercúrio ameaçam tribo da Amazônia

Survival International - http://www.survivalinternational.org
27 de abr de 2016

Autoridades no Brasil lançaram uma operação conjunta para remover garimpeiros ilegais que operam na terra dos indígenas Zo'é.

Amplamente isolada, e pequena em número, a tribo Zo'é é extremamente vulnerável a doenças transmitidas por forasteiros.

Fábio Augusto Ribeiro, da FUNAI, disse: "Foi possível averiguar, além da invasão provocada pelo garimpo, um dano ambiental muito grande, com a abertura de crateras e a contaminação da água por mercúrio. Também era bastante preocupante a situação de conflito iminente com o povo Zo'é."

Diversos relatórios recentes alertam sobre os impactos devastadores do mercúrio, comumente usado em garimpo ilegal, em comunidades indígenas. A Survival escreveu ao Relator Especial da ONU para o Direito à Saúde pedindo que ele pressione alguns governos da América do Sul a erradicar o garimpo ilegal e a poluição por mercúrio em territórios indígenas.

http://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/11233

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.