VOLTAR

Garimpeiros são presos no Parque Pacaás Novos em Rondônia

Portal Amazônia
12 de Abr de 2008

Cinco garimpeiros foram presos recentemente no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, durante operação de fiscalização integrada do parque com a Reserva Extrativista Barreiro das Antas, Funai e a população indígena Oro-in.

Os garimpeiros trabalhavam na área há 15 dias e foram detidos no alto rio Pacaás Novos, que nasce na unidade de conservação. Os invasores entraram pelo município de Campo Novo de Rondônia, atravessaram a Serra.

O parque fica localizado no centro de Rondônia, compreendendo uma área de 764.801 há. O local é superposto à Terra Indígena Uru-eu-wau-wau, totalizando uma área de 1.867.117 hectares. A unidade é responsável por proteger florestas tropicais nativas, campos naturais e serras que dão origem às nascentes de importantes rios do Estado, como Jamari, Candeias, Jaru, Cautário, Pacaás Novos, Urupá, São Miguel, Ouro Preto, dentre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.