VOLTAR

Garimpeiros interditam BR-364 em Pimenta Bueno

A Tribuna-Rio Branco-AC
Autor: Freud Antunes
30 de Set de 2003

Cerca de oitenta garimpeiros interditaram ontem, por quatro horas, a BR-364, no trecho entre Pimenta Bueno e Vilhena (a mil quilômetros de Rio Branco), impedindo o acesso aos municípios de Rondônia e aos estados do Acre e Mato Grosso, ocasionando um congestionamento de cinco quilômetros.

Os manifestantes trabalhavam na Reserva Roosevelt, na mineração de diamantes, mas foram expulsos do local pelo governo federal. Para chamar a atenção dos políticos e provocar uma negociação, decidiram bloquear a estrada federal por volta das 9h45.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e começaram as negociações para a retirada dos garimpeiros da rodovia.

Segundo o chefe substituto da 3a Delegacia da PRF, Antônio Burgarelli, deputados estaduais de Rondônia estiveram no local e entraram em contato com o governador Ivo Cassol, que prometeu receber os trabalhadores para encontrar uma saída para o problema.

Os manifestantes querem retornar à reserva ambiental, alegando que precisam trabalhar. Eles exigem um posicionamento das autoridades, do contrário, prometem entrar com força no local.

Os trabalhadores foram retirados da Reserva Roosevelt, por se tratar de uma área ambiental protegida e a atividade de extração de minérios seria ilegal. Os garimpeiros que estavam na BR-364 afirmaram que existem 8 mil homens passando necessidade depois da proibição de exploração na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.