VOLTAR

Garimpeiros atacam aldeias indígenas Munduruku no sudoeste do Pará, diz organização

O Globo - https://oglobo.globo.com
Autor: Camila Zarur
26 de Mai de 2021

Um das lideranças Munduruku teve sua casa queimada; ataque acontece após grupo tentar invadir base de operação da PF

RIO - Garimpeiros atacaram aldeias indígneas Munduruku em Jacareacanga, no extremo sudoeste do Pará, segundo informou a organização Terra dos Direitos. De acordo com a organização, o ataque começou por volta das 13h desta quarta-feira. A região é alvo de garimpo ilegal.

Uma das lideranças ameaçadas pelos garimpeiros, Maria Leusa, da Aldeia Fazenda Tapajós, teve sua casa queimada. A Terra dos Direitos informou que tenta o contato com a aldeia, mas ainda não conseguiu. A Polícia Federal foi acionada.

Ataque acontece em meio a Operação Mundurukânia, da PF, para a retirada de garimpeiros clandestinos em áreas indígenas. De acordo com informações preliminares do Instituto Socioambiental, o ataque desta tarde seria uma represália à ação, que conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ibama e da Força Nacional.

Mais cedo, nesta manhã, agentes das forças de segurança foram surpreendidos por um grupo de garimpeiros que tentaram invadir a base da operação. O grupo fizeram uma manifestaçao em Jacareacanga e chegaram a hostilizar parte da equipe de policiais que está na cidade.

Eles tentaram expulsar os agentes do aeroporto, onde aguardavam para decolar em alguns helicópteros rumo às Terras Indígenas para a operação. Os manifestantes tentaram invadir a base policial e depredar os equipamentos da corporação que estão no aeroporto local.

A operação faz parte de uma série de medidas determinadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em julho do ano passado, para o enfrentamento da covid-19 em áreas indígenas. Uma das ações para isso é a expulsão de invasores das terras de reserva, assim como a implantação de barreiras sanitárias periódicas, ampliação da assistência médica e social e entrega de cestas alimentares.

https://oglobo.globo.com/brasil/garimpeiros-atacam-aldeias-indigenas-mu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.