VOLTAR

Galeria homenageia arte indígena de Roraima

Folha de Boa Vista (Boa Vista - RR) - www.folhabv.com.br
Autor: Raisa Carvalho
18 de Ago de 2015

O projeto se foca na criação de ambientes com instalação de obras de arte e artesanato produzidos por indígenas representantes de diferentes etnias de Roraima

Divulgar a produção artística indígena roraimense é a proposta da 'Galeria Itinerante Jaider Esbell', que, dessa vez, será realizada do dia 1o ao dia 05 de setembro em uma casa na rua Anália Soares de Freitas - 1633, Paraviana. As intervenções artísticas estão previstas para ocorrer em diversos locais da Capital. A abertura contará com show ao vivo de Ben Charles, às 19 horas.

O projeto foca na criação de ambientes com instalação de obras de arte e artesanato produzidos por indígenas representantes de diferentes etnias de Roraima. A ação contará com obras de nove artistas plásticos, diversos artesãos e artesãs, além de produtos feitos pelas mulheres indígenas, como a damurida.

Participam da Mostra os seguintes artistas: Jaider Esbell (macuxi), Isaias Miliano (patamona), Bartô (macuxi/patamona), Carmézia Emiliano (makuxi) Amazoner Okaba (wapixana) Luiz Matheus (Macuxi), Diogo Lima (makuxi), Mário Flores (Taurepang) e Vinicius Kenedy. Além do coletivo KAPOI de artesanato com peças de cerâmica.

Segundo o organizador da galeria, Jaider Esbell, a proposta é ampliar as discussões e estreitar o entendimento sobre as várias possibilidades que a arte pode trazer, não só para os artistas indígenas e seus povos, mas para toda a sociedade.

"Além de incentivar o debate sobre o fazer artístico, a Galeria Jaider Esbell de arte indígena dá continuidade aos artistas e artesãos para fazer e evidenciar a função social, cultural e comercial da arte", relatou.

O artista é da etnia Macuxi e coordena a galeria que foi criada com o objetivo de apoiar os artistas e artesãos indígenas. É uma forma de contribuir para que a identidade cultural. Ativada em 2013, no bairro Paraviana, a galeria é um centro de referência em arte, literatura e culturas indígenas em geral, bem como promove os artistas envolvidos.

O espaço é privado, mas aberto gratuitamente para visitação guiada e agendada previamente. Além de arte e artesanato, a galeria tem biblioteca, recebe estudantes para estágio, oferece vivência artística, colabora em pesquisas e recebe escolas e instituições. Periodicamente os artistas realizam a Galeria Itinerante com o propósito de aproximar cada vez mais as artes e culturas indígenas da grande sociedade e vice-versa. Contato para visitação: 99959 20 25

Serviço
Galeria Itinerante
Data: 01 a 05 de setembro
Hora: 15h às 22h
Local: Rua Bento Brasil, 346, ao lado da antiga Funai
Informações: 99959 20 25

http://www.folhabv.com.br/noticia/Galeria-homenageia-arte-indigena-de-R…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.