VOLTAR

Gaivota-de-Franklin encontrada na Esec Taiamã é tema de artigo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
11 de Fev de 2014

Artigo intiliulado "Primeiro registro documentado da Gaivota-de-Franklin Leucophaeus pipixcan Wagler, 1831 para o bioma Pantanal, Brasil" publicado na revista científica Ornithologia, trata sobre a presença da gaivota na Estação Ecológica de Taimã - unidade de conservação gerida pelo ICMBio localizada no Mato Grosso (MT). O animal foi observado em maio de 2012, durante deslocamento fluvial no rio Paraguai, entorno da ESEC, local caracterizado pela ictiofauna abundante.

A ave que já foi observada na Europa, Oceania e na África, é considerado um animal vagante, que nidifica (constrói seu ninho) na América do norte e após a época de reprodução migra até a costa do oceano Pacífico, na América do Sul.

De acordo com os autores do artigo e também servidores da Unidade de Conservação (UC), Daniel Kantek e Selma Onuma, este indivíduo se separou do bando em migração e chegou até o Pantanal, atravessando a cordilheira dos Andes na região do Altiplano, ou entrando no continente via Caribe durante a sua migração da América do Norte para o sul.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4672-gaiv…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.