VOLTAR

G-20 afirma que fará esforços por um novo acordo climático

OESP, Vida, p. A27
13 de Nov de 2010

G-20 afirma que fará esforços por um novo acordo climático

Afra Balazina e Andrea Vialli, com AFP

O G-20, grupo dos países mais industrializados do mundo que inclui as economias emergentes, se comprometeu ontem a não poupar esforços nas negociações sobre o clima. Quase um ano após o fracasso de um novo acordo em Copenhague, o grupo promete um "resultado equilibrado" na Conferência de Cancún, que será realizada no final do mês no México e reunirá representantes de 194 países.
"Não pouparemos esforços para alcançar um resultado equilibrado e com êxito em Cancún", afirmou o G-20 em comunicado divulgado em Seul, na Coreia do Sul, onde os chefes de Estado estão reunidos. "Enfrentar a ameaça das mudanças climáticas é uma prioridade urgente para todos os países", afirma a nota. Na reunião do clima em Copenhague, a China se recusou a assumir metas de redução das emissões de gases de efeito estufa.
A ONG Greenpeace criticou a posição do G-20. "O G-20 novamente fracassou em não abordar o caminho de uma economia verde", disse Daniel Mittler, diretor de política do Greenpeace. Segundo ele, os líderes continuam ignorando as oportunidades de emprego de uma economia baseada em energias limpas.

OESP, 13/11/2010, Vida, p. A27

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101113/not_imp639303,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.