VOLTAR

Futebol indígena é atração de campeonato internacional

24 Horas News - www.24horasnews.com.br
03 de Jul de 2008

A Seleção Indígena Brasileira de Futebol (SIBF) e o Legião Futebol Clube, time profissional da Capital Federal, farão a partida de abertura do 1o Festival Internacional de Futebol Juvenil, o Brasília Football Festival 2008. O jogo faz parte dos eventos de abertura do Festival, realizados no Estádio Mané Garrincha, a partir das 19 horas, onde haverá apresentações da Escola de Samba ARUC, de grupos de danças tradicionais indígenas do Xingu (MT) e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Fundada na década de 1990, a SIBF representa a expressão da diversidade da tradição cultural dos povos indígenas, promovendo o encontro intertribal e o intercâmbio sócio cultural e esportivo entre as diferentes etnias e a sociedade não-índia. No time, 25 jogadores das etnias Xavante, Fulni-ô, Terena, Karajá, Suruí-Sororó, Kayapó, Gavião, Pankararu, Potiguara, Xucuru-Xocó, Bororo e outros mostram que sabem praticar bem o esporte que é paixão de todos os brasileiros.

Um incentivo extra à participação de equipes nas diversas categorias (juniores, juvenil, infantil, mirim, pré-mirim, fraldinha e feminino) é a presença de observadores de grandes clubes europeus. A direção do BFF/2008, agenciou a vinda de Stefano Cionini, agente FIFA Italiano que representa o Milan e o Lecce da Itália e também o La Chaux de Fons, da Suíça, além de Juan Oms, que viaja representado vários clubes espanhóis, Lorenzo Toldrá, representante de clubes europeus e Paco de Gracia, que estará na capital representado o Liverpool, da Inglaterra.

A tabela dos jogos e os locais de realização podem ser consultados no site oficial do evento: www.brasiliafootballfestival.com.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.