VOLTAR

Fundo dos EUA pode entrar em consórcio da Ferrogrão

Valor Econômico, Empresas, p. B3
22 de Mai de 2017

Fundo dos EUA pode entrar em consórcio da Ferrogrão

Fernanda Pires e Ivo Ribeiro

Apontado como principal interessado na construção e operação da ferrovia Ferrogrão, que vai ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), o consórcio Pirarara está em negociação avançada com um fundo americano interessado em ficar com 12% do investimento. Por ser um ativo novo (greenfield), a Ferrogrão é considerada um projeto difícil e que precisa de esforço conjunto de equity.
O empreendimento está orçado em R$ 12,6 bilhões, sendo a maior parte, cerca de R$ 9 bilhões, concentrada nos cinco primeiros anos. Há uma previsão de que o BNDES financie até 80% da obra. Os valores podem mudar, pois a data-base é de março de 2015. Os estudos estão em fase de ajuste.
A estimativa é de que o consórcio feche o acordo não vinculante com esse fundo em até 45 dias, disse Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), uma das empresas que compõem o consórcio Pirarara, responsável por apresentar ao governo a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do empreendimento.
O edital de licitação para construção e concessão da ferrovia deve ser lançado no segundo semestre, conforme cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Além da EDLP - que atua como estruturadora do projeto -, o consórcio Pirarara tem como âncoras as tradings agrícolas ADM, Cargill, Amaggi, Louis Dreyfus e Bunge.
O grupo pretende entrar com no máximo 40% do investimento. "É um bom negócio, mas o capital das tradings é de giro, não é para imobilizar", explica Quintella, sobre a decisão de o consórcio ter um teto para investir na ferrovia.
Todavia, o maior desafio para o consórcio é trazer um investidor com capital e experiência no ramo de ferrovia. Que entenda da engenharia e se encarregue pela realização da obra. Em julho o Pirarara - nome de um peixe de água doce típico do Amazonas - deve iniciar road shows (apresentações) na Europa, Ásia, Estados Unidos e Oriente Médio. "Ninguém no Brasil entende de ferrovia para construir. Há quem entenda de operar pedaços, não o todo. Aqui todo mundo pegou o prato feito", diz Quintella.
O Valor conversou com um grupo estrangeiro interessado no projeto, mas ele prefere ver o edital antes de definir se embarca ou não.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/empresas/4975712/fundo-dos-eua-pode-entrar-em-c… ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
Apesar de o grupo Pirarara ter apresentado a PMI da Ferrogrão para o governo, a perspectiva é de que haja disputa no leilão. Haverá uma outorga mínima para arrematar a concessão, mas como se trata de um projeto do zero, que demanda muito desembolso, o mercado espera que o valor de outorga que definirá o vencedor do leilão deva ser marginal.
A avaliação é que para ter um retorno capaz de compensar os riscos e atrair esses parceiros, o futuro concessionário necessita de exclusividade na operação durante os 65 anos de duração do contrato.
Quintella diz que o modelo do operador ferroviário independente (o chamado OFI), que opera com trens próprios na malha do concessionário mediante pagamento pelo direito de passagem, é "bom". Mas não funcionaria na Ferrogrão, onde o investimento é todo privado. "O OFI cabe em alguns lugares, em outros não. Se puser OFI na Ferrogrão, o Pirarara quer ser só OFI", acrescentou.
A Ferrogrão terá 1.142 quilômetros com capacidade para 42 milhões de toneladas quando operando à plena capacidade. Conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Pará, desaguando no porto de Miritituba. O traçado da ferrovia correrá em paralelo à BR-163, que tem trechos sem asfaltamento. Na semana passada, o consórcio sugeriu que o governo concedesse o trecho da rodovia entre Sinop e Miritituba ao setor privado depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terminar as obras. A ideia é que seja uma concessão de até sete anos, quando a ferrovia começaria a operar.

Valor Econômico, 22/05/2017, Empresas, p. B3

http://www.valor.com.br/empresas/4975712/fundo-dos-eua-pode-entrar-em-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.