VOLTAR

Fundo Amazônia

Diário da Manhã - http://www.dm.com.br/
Autor: André Junior
09 de Mai de 2013

O Brasil só aplicou 11,4% dos R$ 1,29 bilhão destinado a financiar projetos de preservação da floresta. O "Fundo Amazônia" foi criado há cinco anos, e recebeu doações da Noruega, Alemanha e Petrobrás. 1,29 bilhão destinados a financiar projetos de preservação da floresta. Por causa da demora, o Brasil agora tenta renegociar com países doadores a ampliação do prazo para aplicação dos recursos. "A imagem que fica é ruim", declarou Adriana Ramos, do Instituto Sócio-ambiental e integrante do Comitê Orientador do "Fundo Amazônia" ao jornal O Globo. A verba é repassada para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), encarregado de analisar, aprovar, contratar e acompanhar os projetos. Adicionalmente, o Fundo Amazônia pode utilizar até 20% dos seus recursos para apoiar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países com florestas tropicais. Considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo, a Amazônia é também o maior bioma brasileiro em extensão, ocupando quase metade do território nacional (49,29%) A Bacia Amazônica corresponde a dois quintos do território da América do Sul. Sua área de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados abriga a maior rede hidrográfica do planeta, que escoa cerca de um quinto do volume de água doce de superfície do mundo sessenta por cento da Bacia Amazônica encontra-se em território brasileiro, onde o Bioma Amazônia ocupa cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato grosso (54%), além de parte do Maranhão (34%) e de Tocantins (9%), de acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBgE).

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal aumentaram 26% entre 1o de agosto de 2012 e fevereiro de 2013, em comparação ao período anterior. Portanto há dinheiro, há ajuda de Países aliados e preocupados com a devastação que Amazônia vem sofrendo. Países que proporcionam ao Brasil mecanismos que ajudam de forma direta a tão difícil luta contra o desmatamento da floresta! Mas nós Brasileiros sabemos muito bem que as verbas são mal administradas, que os impostos que pagamos ao longo do ano grande parte é gasta sem critérios, outra parte é desviada de seu destino pré-estabelecido por leis, outra parte é colocada em obras suspeitas, favorecendo empresas que são colaboradoras em campanha política! Os países que doam dinheiro ao fundo estão sentindo na pele, entendendo bem o que o povo brasileiro vem sofrendo ao longo dos anos em relação à administração do dinheiro do povo. O descaso com dinheiro público é gigantesco, não há o mínimo de critérios em relação aos gastos com isso ou com aquilo. A floresta está sendo mutilada e nossos bolsos também, há recursos sim, pra todas as áreas, a cada ano que se finda um recorde de arrecadação de impostos é estabelecido no País. Nosso maior problema não é a burocracia como todos os parlamentares gostam de apontar como culpada de todos os entraves quando se discute orçamento e destino do dinheiro do povo! Nossos problemas são: votação do orçamento e emendas sem critérios técnicos, privilégios á setores não importantes, voto secreto quando o assunto é punição aos parlamentares corruptos, pessoas indicadas á cargos técnicos onde não possuem experiência alguma sobre a pasta, evitando a todo custo transparência em setores do Legislativo. Políticas voltadas aos palanques, agindo com medidas populistas, deixando buracos enormes entre um setor e outro do governo! Então o Dinheiro dos gringos é bem vindo e como sempre, não chegará ao destino; No início de 2009 foi criada a área de Meio Ambiente no BNDES, que teve em 1989 sua primeira unidade dedicada às questões ambientais. Com o incremento nas iniciativas de gestão e investimentos ambientais levadas adiante pelo banco, somado às orientações estratégicas oriundas do planejamento corporativo 2009-2014, a questão ambiental atingiu um nível institucional superior, o que propiciou as condições para assumir a gestão do Fundo Amazônia, atribuída a um departamento especialmente criado para geri-lo - o Departamento de gestão do Fundo Amazônia (Defam). Agora é hora de dar explicações, os Países que doaram o dinheiro para compor o fundo, estão cobrando posicionamento do BNDS!

http://www.dm.com.br/texto/112545-fundo-amazania

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.