VOLTAR

Fundação do índio suspeita, no Rio, que Álvaro tenha culpa no massacre

Jornal do Brasil
Autor: Álvaro Caldas e Ronald Theobald
27 de Nov de 1968

Expedição do padre Calleri, que tinha por intento criar uma relação amistosa com os Waimiri Atroari para afastá-los do local onde passará uma estrada é malograda.

Mateiro da expedição, único sobrevivente até aquele momento dá depoimento sobre os problemas enfrentados com os índios, que levou a sua fuga. Funai do Rio de Janeiro não acredita na versão do mateiro, pois vê nela inconsistências e contradição com os costumes dos índios e a maneira de agir do padre Calleri. Acredita que o mateiro pode ter culpa no sumiço dos seus colegas.

Os jornalistas que foram enviados à Amazônia pelo jornal e acompanhavam de perto os acontecimentos dizem que o depoimento do mateiro da expedição têm crédito na Amazônia.

Por último, notícia expõem, detalhadamente, o plano de contato com os Waimiri Atroari elaborado pela Prelazia de Roraima, da qual fazia parte o Padre Calleri.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.