VOLTAR

Funcionários mantidos reféns participam de reunião em Altamira

G1 - http://g1.globo.com/
27 de Jul de 2012

Índios exigem cumprimento de medidas para compensar impactos das obras. Nova reunião nesta sexta (27) discute pedidos das lideranças indígenas.

No início da manhã desta sexta-feira (27), os dois funcionários da empresa Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, e um de uma empresa terceirizada, que foram feitos reféns na aldeia indígena Muratu, participam de uma reunião em Altamira, no sudoeste do Pará. Os funcionários foram liberados na quinta-feira (26).

Os funcionários da Norte Energia saíram da aldeia às 7h30 da manhã desta sexta-feira (27) em uma lancha da empresa, com previsão de chegada às 10h em Altamira. Eles vão comparecer à uma reunião marcada para as 10h30 da manhã com todas as instituições envolvidas no caso e com várias lideranças indígenas, incluindo os Juruna e os Arara, que já estavam negociando uma pauta de reivindicações junto a empresa.

Os três funcionários estavam proibidos de deixar a aldeia desde segunda-feira (23). No final da tarde desta quinta-feira (26), os índios Juruna permitiram que um dos funcionários da empresa deixasse a aldeia, pois ele estava abalado emocionalmente.

A liberação dos outros dois reféns foi negociada em uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) na sede municipal de Altamira.

Entenda o caso

A equipe da Norte Energia foi abordada pela comunidade indígena após uma visita técnica para divulgar detalhes do projeto de transposição do Rio Xingu. Os índios exigem o cumprimento imediato das medidas condicionantes, que são ações para compensar os impactos causados pelas obras sobre as populações indígenas.

No final do mês de junho, 12 lideranças indígenas ocuparam um dos canteiros de obras de Belo Monte, em Altamira, pedindo que o consórcio construtor cumpra com as medidas condicionantes da obra e pedem melhorias para 35 aldeias localizadas na região do Xingu.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/funcionarios-mantidos-refen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.