VOLTAR

Funasa vai vacinar índios Yanomami

Brasil Norte-Boa Vista-RR
15 de Mar de 2005

Imunizar a população indígena é a meta do Mês de Vacinação nas Américas - Povos Indígenas, que será cumprida durante o mês de abril pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com apoio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni) do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
De 4 a 30 de abril, será realizada a vacinação em 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), que atendem à população de 13 estados. Esta é a terceira edição do evento, que priorizou, em anos anteriores, os municípios de fronteira.
A seleção das áreas a serem contempladas pelo programa de imunização considerou os Distritos sem informação sobre cobertura vacinal, com baixas coberturas vacinais ou com problema de registro de dados.
Além disso, foram priorizadas comunidades onde há ocorrência de doenças imunopreveníveis ou que vivam em áreas de difícil acesso.
Os Dseis selecionados abrangem as cinco regiões do País. São eles: Alto Purus e Alto Jura - no Acre, Altamira - no Pará, Yanomami - em Roraima, Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Manaus, Médio Rio Purus e Vale do Rio Javari - no Amazonas, Cuiabá e Parque Indígena do Xingu - em Mato Grosso, Tocantins - em Tocantins, Mato Grosso do Sul - em Mato Grosso do Sul, Litoral Sul - São Paulo, Bahia - na Bahia, Pernambuco - em Pernambuco e Minas Gerais e Espírito Santo - em Minas Gerais.
Nestes Dseis foram selecionadas as aldeias prioritárias para a intensificação da multivacinação no decorrer do mês de abril.

Capacitação
Uma grande estrutura está sendo montada pela Funasa, com a realização de reuniões preparatórias e capacitação dos técnicos, para viabilizar a imunização, principalmente, em áreas de difícil acesso, como o Vale do Javari, no Amazonas.
A proposta é priorizar a imunização das crianças menores de um ano de idade com as vacinas do esquema básico para os povos indígenas, assim como complementar a vacinação de crianças de um a quatro anos de idade. Serão imunizadas, ainda, mulheres em idade fértil e gestantes com as vacinas do esquema básico de vacinação.
A política de atenção à saúde indígena baseia-se na estruturação de Dseis, que se caracterizam por ter uma área territorial definida, onde são desenvolvidas ações de atenção integral à saúde, e promove o controle social por meio da formação dos conselhos locais e distritais.
Entre as ações promovidas pelos distritos para a promoção à saúde e a prevenção e o controle de doenças, a imunização é uma das ações prioritárias. A operacionalização, porém, é complexa e dificultada pela grande diversidade cultural e pela dispersão geográfica das comunidades atendidas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.