VOLTAR

Funasa vai distribuir megadoses de vitaminas para índios Xavantes

24 Horas News-Cuiabá-MT
17 de Jul de 2005

A partir da próxima semana, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inicia a distribuição de megadoses de vitamina A para 2,4 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade das 173 aldeias Xavantes do Mato Grosso.
O objetivo é melhorar a imunidade das crianças e reduzir a morbidade e a mortalidade relacionada a doenças infecciosas, como a diarréia, e combater a causa da cegueira na população infantil indígena, associada a hipovitaminose A.

Os profissionais que vão atuar na distribuição do suplemento foram capacitados por técnicos do Departamento de Saúde Indígena da Funasa (Desai) e dos ministérios do Desenvolvimento Social e da Ciência e Tecnologia.

Coordenado pelo Desai, o programa foi iniciado em maio, nas aldeias do Mato Grosso do Sul, com o treinamento de 30 profissionais de saúde. A meta no estado é garantir o suplemento a 10 mil crianças indígenas.

Depois de encerrada a suplementação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Desai definirá as próximas comunidades que vão receber o micronutriente.

A seleção será feita a partir do levantamento dos indicadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Interior Sul, formado por aldeias localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, e do Dsei Litoral Sul, que além dos estados da região abrange as comunidades indígenas do Rio de Janeiro.

Vitamina A

A hipovitaminose A é uma das mais sérias deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento. Mais de cem ensaios clínicos envolvendo a vitamina A mostraram que a suplementação com o micronutriente melhora a imunidade e reduz a morbidade e a mortalidade relacionada a determinadas doenças infecciosas. Por conta dessa associação, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) têm enfatizado a adoção de programas de prevenção da deficiência desse micronutriente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.