VOLTAR

Funasa tenta controlar tuberculose em Amambai

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Jacqueline Lopes
04 de Out de 2004

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em Mato Grosso do Sul, tenta controlar incidência de tuberculose em aldeia indígena no Amambaí, a 351 km de Campo Grande, através de treinamentos dos profissionais na área de saúde do município. A capacitação está prevista para acontecer entre os dias cinco e oito de outubro. Médicos e enfermeiros serão preparados para auxiliar a identificação e tratamento da tuberculose.
De acordo com a enfermeira da Funasa, Roselene Lopes de Oliveira Figueiredo, o projeto visa controlar a grande incidência da doença entre os indígenas das aldeias de Amambaí, já que somente em 2003 foram registrados 64 casos da doença. A expectativa é de elevar a cura em até 85% dos casos. O curso será ministrado a partir das 8 horas na Escola FIAMA, localizada na rua Padre Anchieta, número 100, bairro Copacabana, na cidade de Amambai.
Esta é uma das etapas do Projeto Amigos do Peito, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Amambai, e a Organização não governamental de Assistência Alemã aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.