VOLTAR

Funasa reúne órgãos ambientais para definir aterro sanitário de Pacaraima

Jornal Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
24 de Fev de 2014

A Superintendência Estadual em Roraima (Suest/RR) da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) promoveu reunião com órgãos ambientais, federais e representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Pacaraima, para tratar da construção e instalação do aterro sanitário do município de Pacaraima, com recursos de mais de R$ 1 milhão, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A superintendente estadual da Fundação, Noelia Alves informou que o encontro serviu para reunir os entes envolvidos para a apresentação do plano de resíduos sólidos e o projeto de aterro sanitário de Pacaraima. "Estamos apoiando esse projeto desde sua elaboração e agora entramos no processo mais difícil do trabalho que é fazer a conscientização dos órgãos envolvidos, uma vez que o município de Pacaraima é localizado 100% em terra indígena e precisamos definir como serão os licenciamentos ambientais", frisou.

Com o encontro, a superintendente espera que sejam iniciados os licenciamentos e a posse do terreno onde será construído o aterro sanitário. "Os órgãos foram convidados para que tomassem conhecimento das medidas já adotadas pelo município, uma vez que se encontra notificado pelo Ministério Público Federal para resolver a questão do lixão", disse.

O prefeito Altemir Campos informou que está aguardando a definição da Funai para iniciar as obras, mas defende a realização de uma reunião com as lideranças indígenas da terra indígena de São Marcos, onde está instalada a sede do Município de Pacaraima.

Autor da proposta da audiência pública, realizada no final de 2013 em Pacaraima, o vereador Paulo Camilo disse que a reunião desta sexta-feira foi o desdobramento do que foi definido na audiência.

"Queremos ver a questão do lixão resolvida e a audiência pública foi o primeiro passo e essa reunião já é fruto do que ficou definido na audiência e a Funasa tem sido grande parceira para construir a solução definitiva", frisou.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=166405

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.