VOLTAR

Funasa-PB sedia 1ª Oficina Regional de Saúde Indígena

Paraiba.com.br - www.paraiba.com.br
22 de Set de 2008

A Coordenação Regional da Funasa na Paraíba (Core-PB), através do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), sediará, a partir desta terça-feira (23) até quinta-feita (25) de setembro, a "1ª Oficina Regional de Saúde Indígena". O evento vai abordar os modelos de atenção, organização, gestão, financiamento, monitoramento e avaliação do subsistema de saúde indígena na Paraíba.

"1ª Oficina Regional de Saúde Indígena" será realizada no Hotel Ouro Branco, localizado no bairro de Tambaú, à rua Nossa Senhora dos Navegantes, no 43, em João Pessoa, e contará com a presença de 75 representantes, vindos dos Distritos Sanitários Indígenas dos estados do Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Potiguara, além dos representantes do desta Core/PB.

Também participarão do evento representantes do DESAI, do Ministério da Saúde, os gestores municipais e estaduais do SUS, da FUNAI, de ONGs conveniadas e das organizações e comunidades indígenas.

Uma equipe de consultores do consórcio formado pelo Institute of Development Studies (IDS), o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Associação Saúde Sem Limites (ASSL) foi contratada pela Funasa para desenvolver esse trabalho.

O objetivo do evento é garantir que os modelos e metas a serem propostos pela consultoria possam levar em conta as perspectivas, os conhecimentos e as experiências acumuladas dos atores (sejam eles usuários, gestores, formuladores de políticas, prestadores de serviços ou técnicos de campo) do subsistema.

Além destes objetivos, a oficina ainda propiciará oportunidades para que os atores possam conhecer e debater o diagnóstico e as propostas da consultoria antes de serem finalizados, fortalecendo a apropriação do processo e dos produtos e contribuindo para a busca de consensos e a pactuação de atividades e responsabilidades na implementação dos Modelos;

Outros pontos a serem destacados será a possibilidade do diagnóstico inicial ser completado com informações sobre as realidades específicas dos diferentes DSEIs e as perspectivas dos atores locais.

Após a realização da oficina na Paraíba, será dado seguimento ao evento, com a realização de mais 4 Oficinas Regionais que ocorrerão em Belém, Campo Grande, Manaus e Cuiabá.

Para o chefe do DSEI na Paraíba, a escolha da Paraíba para realização do evento, como o conteúdo que será discutido durante os próximos três dias é um grande presente, em termos, tanto de reconhecimento quanto de aprendizado, já que a ocasião proporcionará oportunidades para discussões técnicas mais aprofundadas do conteúdo específico de cada Modelo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.