VOLTAR

Funasa participa de reunião para controle da malária

Funasa - http://www.funasa.gov.br
09 de Jul de 2010

A Funasa, por meio do diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Flavio Nunes, e do coordenador de monitoramento das ações e Serviços (Comoa), Eduardo Macário, participou ontem (8), em Roraima, da reunião de avaliação do Programa Estadual de Controle da Malaria, referente ao primeiro trimestre de 2010.

O encontro, promovido pela da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foi realizado no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, e contou com a participação do secretário estadual de Saúde de Roraima, Rodolfo Pereira, do coordenador do Programa Nacional de Controle da Malaria - SVS/MS, Jose Lazaro de Brito Ladislau , secretários municipais de Saúde dos municípios afetados pela transmissão da doença no primeiro trimestre de 2010 e chefes dos Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste e Yanomami da Funasa, técnicos da SVS/MS do Estado, dos municípios e da Funasa.

Dos treze municípios de Roraima, com população indígena, em quatro deles foi registrado a redução do numero de casos de malária em 2010 no período de janeiro a maio, em relação ao mesmo período em 2009. Por outro lado, em oito municípios foi registrado um aumento dos casos no período analisado. Essa situação epidemiológica demanda a elaboração e implementação de estratégias diferenciadas e intenfisicaçao das ações integradas de vigilância e controle da doença.

Dentre as medidas que estão sendo adotadas inclui-se a disponibilização de cerca de 18mil comprimidos de primaquina, contratação de horas vôo de monomotor e helicóptero para transporte de equipes e saúde e remoção de doentes, intensificação da vigilância entomológica e do controle químico do vetor, aquisição de kits de teste rápido para a identificação dos doentes e a intensificação da busca ativa de portadores da doença.

"A partir da situação epidemiológica identificada, o Desai deverá promover reuniões técnicas e visitas in loco mensais, com a participação de epidemiologistas e especialistas para monitoramento contínuo dos dados e avaliação das ações desenvolvidas pela Funasa para o controle da malária bem como manter estreita a articulação entre os Dsei Leste e Yanomami e a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Roraima considerando a tendência sazonal de elevação do número de casos no período de junho a setembro ", afirmou o representante do Desai.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=532

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.