VOLTAR

Funasa organiza Curso de Técnico em Enfermagem para índios Terena

Agora MS - www.agorams.com.br
06 de Nov de 2008

A Escola Técnica do SUS "Ena de Araújo Galvão" localizada em Campo Grande, propôs a Funasa parceria para a execução do projeto que visa à criação do Curso Técnico de Enfermagem, elaborado por lideranças Terena para atender a etnia. Este projeto surgiu com o interesse da Coordenação Regional de Mato Grosso do Sul em promover a formação de saúde dos indígenas, com intuito de se estender às demais sete etnias que habitam o Estado.

Esta semana a Coordenação Regional está encaminhando documento aos Pólos-Base de Sidrolândia, Aquidauana e Miranda, que abriga a população Terena e pertencem aos municípios de Sidrolândia, Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, onde estão localizadas 31 das 78 aldeias do estado, para que os Pólos façam um levantamento sobre os interessados a preencherem as vagas. A escolha dos candidatos as 36 vagas, será feita pelas lideranças indígenas e Conselho Local de Saúde dos municípios, desde que os candidatos preencham os pré-requisitos exigidos pela Escola do SUS.

Pela primeira vez a Funasa e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul organizam um Curso Técnico direcionado aos indígenas de uma etnia específica (Terena) respeitando a especificidade cultural sem prejuízo pedagógico.

O Curso Técnico em Enfermagem tem previsão para iniciar no primeiro semestre de 2009 e será organizado da seguinte forma: os alunos terão passagens gratuitas fornecidas pela Funasa e alimentação e alojamento oferecidos pela Escola. O curso seguirá critério de aulas teóricas e práticas, onde os alunos ficarão 15 dias na capital e outros 15 dias nas aldeias acompanhados pelos profissionais das seis Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena que atendem a população nestes três Pólos-Base.

"Foi fundamental a sensibilidade do Governo do Estado em atender ao pedido da Comunidade Terena para iniciarmos este Curso. Em dois anos teremos mais 36 Técnicos de Enfermagem formados trabalhando dentro de sua comunidade, com seu povo", esclareceu o Coordenador Regional, Flávio da Costa Britto Neto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.