VOLTAR

Funasa não tem número exato de morte de crianças índias

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
14 de Mar de 2005

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) admitiu hoje que as estatísticas divulgadas até agora sobre a morte de crianças indígenas guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul são parciais. Segundo nota, há atestados de óbito com dados incompletos e informações imprecisas, existem suspeitas de que parte das mortes tenha se dado em função de complicações surgidas durante o tratamento hospitalar. Por isso, a equipe ainda apura o número exato de vítimas.
Por enquanto, a reportagem do Campo Grande News já contabilizou
17 mortes nos municípios de Dourados, Amambai, Eldorado, Japorã e entorno.
Atualmente, cerca de 40 crianças estão internadas no Centro de Recuperação Nutricional, localizado na área da reserva indígena em Dourados. Segundo a Funasa, desde que se iniciaram as medidas emergenciais para prevenir novas mortes de crianças indígenas relacionadas à desnutrição, o número de internações caiu de 12 por semana em fevereiro para quatro nas duas primeiras semanas de março. As informações são da Agência Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.