VOLTAR

Funasa-MS perfura o segundo poço em Aldeia de Bela Vista

MS Notícias
03 de Jun de 2008

A aldeia indígena Pirakuá, localizada no município de Bela Vista, há 380 quilômetros de Campo Grande, comemorou na última quarta-feira (28) a perfuração do segundo Poço Tubular, com o objetivo de atender a população da parte alta da aldeia.

A Divisão de Engenharia e Saúde Pública (DIESP), da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core/MS), inicia a implementação do poço tubular 02, construção da casa de bomba, instalação de conjunto moto-bomba, adutora DN 50 mm, reservatório tipo taça com capacidade de 10000 litros e 10 ligações domiciliares nesta primeira etapa, atendendo aproximadamente 50 pessoas.

Com uma população estimada em 481 habitantes, este é o segundo poço instalado na aldeia pirakuá. O novo poço instalado possui uma vazão de 20 mil litros por hora e vai atender 10 famílias, chegado a aproximadamente 50 pessoas.

Atualmente, 102 famílias da aldeia Pirakuá, composta por indígenas na etnia guaranis-caiuás recebem água encanada. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pretende dotar com água de boa qualidade, 98% dos domicílios da região até 2010.

O Chefe do Pólo-Base de Antônio João, Gildo Galindo Ferreira, parabenizou o trabalho da equipe da Funasa de MS em seu trabalho de perfuração do poço. "Mesmo com o difícil acesso ao local da perfuração e enfrentando verdadeiros atoleiros ocasionados pela chuva, à equipe, com muito profissionalismo, conseguiu terminar o trabalho", declara Gildo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.