VOLTAR

Funasa libera leitos para crianças índias no HU de Dourados

Dourados News-Dourados-MS
11 de Mar de 2005

Para ampliar o atendimento médico aos índios em Dourados, o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), antecipou para a próxima segunda-feira a abertura de uma nova unidade pediátrica no Hospital Universitário do município. Essa unidade contará com 14 novos leitos pediátricos na enfermaria.

Quarta-feira, técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério e da Funasa reuniram-se com técnicos da Secretaria de Saúde de Dourados e da direção do Hospital da Missão Caiuá. A reunião foi para tratar da reestruturação e instalação de novos equipamentos do hospital, que atende a população das aldeias da região.

Além disso, a partir de Ontem, o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip) dará início, em Dourados, a um programa de padronização e qualificação do atendimento hospitalar às crianças indígenas com desnutrição. O Ministério da Saúde está firmando convênio com o Imip e poderá, por meio dele, contratar mais médicos, enfermeiros e nutricionistas para reforçar as equipes que já estão trabalhando na região.

O Imip é no Brasil um dos institutos de referência do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na assistência hospitalar aos desnutridos graves. A Funasa conta com a colaboração do Imip e da Universidade Federal da Bahia para padronização desse atendimento nos distritos sanitários especiais indígenas (Dseis) que registram altos índices de desnutrição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.