VOLTAR

Funasa leva equipamentos médicos para os Yanomami do Alto Rio Negro

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
03 de Jul de 2010

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Roraima está equipando comunidades indígenas do Alto Rio Negro, na reserva indígena Yanomami, com equipamentos médicos de última geração para atendimento médico especializado em odontologia.

Um barco da Coordenação Regional do Amazonas segue na tarde deste sábado, do Porto de Caracaraí, com destino aos municípios de Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, todos no Amazonas, com medicamentos, equipamentos médicos hospitalares, dois gabinetes odontológicos portáteis, material de saneamento básico, geradores, motor de popa e alimentos.

Na comitiva segue a nutricionista Taise Amador, que iniciará um estudo nas 15 comunidades indígenas da região fazendo um levantamento e diagnóstico nutricional de toda a população. Serão mais de 5.500 indígenas atendidos nas comunidades de Pahana, Lahaka, Waharo, Padauiri, Cachoeira do Aracá, Missão Marauiá, Kona, Tabuleiro, Pukima, Haita, Bicho Açu, Maturacá, Maiá, Nazaré e Inambu que serão beneficiados com os modernos equipamentos odontológicos.

Parar o coordenador regional da Funasa, Marcelo Lopes, o projeto é pioneiro na região e a intenção é levar saúde de qualidade aos indígenas que moram em locais distantes e de difícil acesso.

"Procuramos nos adequar às situações existentes e tentamos de todas as formas chegar com atendimento de qualidade a todas as comunidades. Essa ação de levar os equipamentos portáteis até as comunidades mais distantes é um projeto piloto, e sendo viável, vamos adquirir um barco para a Core/RR e estender esse tipo de atendimento a outras comunidades mais isoladas e que o equipamento não chegaria através de avião por ser de grande porte e pesado", afirmou.

O coordenador explicou que, no caso destas comunidades inicialmente atendidas, a distância e a localização geográfica dificultam a chegada de equipamentos necessários para o bom andamento das ações de saúde.

"Essas comunidades ficam nos municípios de Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, todos no Estado do Amazonas, mas que fazem parte da reserva Yanomami, e é de responsabilidade nossa prestar atendimento à saúde. E a chegada destes equipamentos vai auxiliar nossas equipes a fazer ações de saúde com maior intensidade naquela região", disse.

A viagem de Caracaraí até São Gabriel da Cachoeira, destino final do barco, será de sete a dez dias, dependendo do clima chuvoso. A equipe desce o rio Branco e depois sobe o rio Negro, passando por Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro.

"Ao chegar nestes municípios, os equipamentos são divididos e levados em barcos menores por rios e igarapés até chegar às comunidades. Em alguns casos, é mais de um dia de viagem até a comunidade", disse o chefe adjunto do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei Yanomami), Antônio Pereira de Oliveira.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=89685

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.