VOLTAR

Funasa lança em Pernambuco Primeiro Mutirão de Saúde em áreas indígenas

Radiobrás-Brasília-DF
14 de Mai de 2004

A Fundação Nacional de Saúde, Funasa lança neste sábado (15), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Primeiro Mutirão de Saúde em áreas indígenas do país.

Para este ano a meta é levar assistência médica a 10% da população indígena do Estado, formada por 38 mil habitantes.

O programa, que representa investimentos de R$ 12 mil, inclui atendimento com consultas e exames por 25 profissionais entre médicos, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais, em quatro unidades móveis.

O trabalho também envolve a participação de 28 agentes de saúde indígenas.

A idéia é detectar precocemente e tratar doenças como câncer de mama, de próstata e de útero. Serão disponibilizados também exames oftalmológicos.

A primeira etnia beneficiada é a Xucuru, no município de Pesqueira, a 259km de Recife, com o atendimento de 1.500 índios.

As ações de saúde em áreas indígenas também vão contemplar as tribos Kambiwá, Kapinawá, Pankararu, Fulni-ô, Atikum e Truká.(

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.