VOLTAR

Funasa intensifica ações de saúde na área indígena Apinajé

Funasa-Brasília-DF
18 de Jan de 2006

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está intensificando as ações de prevenção e atenção à saúde na área indígena Apinajé, localizada no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Tocantins. As primeiras providências foram o repasse imediato de R$ 40 mil para realização de ações emergenciais e o envio imediato de uma força-tarefa composta por médico, enfermeira, engenheiros sanitaristas e técnicos de educação em saúde.

O presidente da Funasa, Paulo Lustosa, disponibilizou, ainda, médicos e enfermeiros da equipe técnica da Fundação, para somar forças a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). As técnicas chegam ao local nesta quarta (18).

A equipe de saúde do Pólo Base de Tocantinópolis também intensificou as ações de rotina. Conforme o relatório da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena estão sendo realizadas visitas domiciliares para levantamento de sintomáticos, pessoas apresentando diarréias, vômitos e febres (quadro clínico dos pacientes que foram a óbito nos últimos dias). Durante estas visitas foram reforçadas orientações em relação ao destino dos dejetos, utilização da água e cuidados com higiene.

No total, foram notificadas 23 pessoas com os sintomas. Dessas, 12 foram deslocadas para atendimento no hospital do município. Após uma solicitação de apoio encaminhada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou um especialista em doenças de veiculação hídrica e alimentar e uma engenheira ambiental. Estes profissionais e uma equipe de técnicos da Funasa seguiram para a região hoje (17). Além disso, está sendo realizada uma coleta de amostras de água para exame, tanto do reservatório como do ribeirão que passa na aldeia, com objetivo de identificar as causas do agravo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.