VOLTAR

Funasa garante qualidade da água no norte de Minas

Funasa - www.funasa.gov.br
11 de Set de 2008

Na terra indígena Xakriabá, pertencente ao Município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais, a Funasa, por meio da Coordenação Regional (Core/MG) realiza análise mensal dos poços tubulares profundos de coleta de água potável. O laboratório local de Análise e Controle da Qualidade da Água faz um levantamento minucioso da avaliação microbiológica e fisiológica da água consumida pelos indígenas.

Segundo o técnico da Funasa/MG responsável pelo laboratório, Gildasio Alves Vieria, são observados nas amostras coletadas, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde 518 de 2004, por exemplo, a presença de microorganismo capazes de provocar doenças. A cor, turbides e Ph da água são analisados. "Periodicamente, realiza-se uma avaliação detalhadas no que se refere a questão de minerais", acrescentou.

O laboratório em São João das Missões funciona há mais de dois anos e atende a 31 aldeias indígenas da região, todos os resultados das amostras são encaminhados para o controle da Unidade Regional de Controle de Qualidade da Água (Urcqa), em Belo Horizonte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.