VOLTAR

Funasa firma convênio para apoio às ações de saúde do índio

A Tribuna-Rio Branco-AC
26 de Jul de 2002

Três milhões e quinhentos mil reais é o total de recursos que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai repassar a UNI para a execução das ações de atenção básicas de saúde das populações indígenas do Acre e sul do Amazonas.

Ao todo serão atendidos cerca de 16 mil índios aldeados e não-aldeados de todo Estado do Acre, e ainda Pauini e Boca do Acre, no Amazonas, Extrema e Nova Califórnia, em Rondônia.

Os recursos serão repassados por força de convênio firmado na manhã de ontem entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a União Nacional do Índio (UNI). Parte do montante será utilizada na contratação de alguns profissionais da área de saúde, para assessoramento, gerenciamento, administração e outros

. O salário inicial, dependendo da categoria, é muito bom, pois vai de R$ 3 mil a R$ 6,5 mil. Serão disponibilizadas vagas para a contratação de um assessor geral, com formação superior na área de saúde, um coordenador técnico, com formação de nível superior na área de saúde, e um coordenador administrativo, com nível superior. Esses profissionais vão ajudar na gerência do convênio.

Abertas também vagas para dois odontológos e dois enfermeiros para os municípios do Jordão e Santa Rosa do Purus. Nesse processo, segundo o coordenador da Fundação Nacional de Saúde no Acre, Ailton Rodrigues, também serão abertas em parceria com as prefeituras dos municípios beneficiados com o programa, incluindo Pauini e Boca do Acre, no Amazonas, vagas para 12 médicos.

Os profissionais dessas áreas interessados deverão encaminhar currículo para a coordenação da Funasa, em Rio Branco, na Avenida Antônio da Rocha Viana, a partir de hoje. Os currículos serão avaliados por uma equipe integrada por profissionais da UNI/Acre, Funasa e Funai, e as pessoas serão convidadas até a próxima quarta-feira a comparecer a sede da Funasa para entrevista. A classificação será anunciada posteriormente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.