VOLTAR

Funasa fará resgate de indígenas Yanomami isolados em Roraima

Amazônia.org - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=348536
18 de Mar de 2010

Uma equipe da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) partiu na manhã de hoje (18) para uma remota região no Baixo Rio Branco, próxima a Santa Maria do Boiaçu, em Roraima, para resgatar cerca de 50 indígenas isolados da etnia Yanomami. Segundo relatos da Secretária Municipal de Saúde de Rorainópolis (RR), os índios estavam debaixo de árvores, com sintomas de doenças e fome.

No primeiro contato que teve com os indígenas, a equipe de saúde de Rorainópolis não pôde oferecer tratamento, devido à falta de comunicação, já que nenhum dos indígenas falava português e os profissionais da fundação não tinham um intérprete.

A equipe formada pela Funasa, para prestar atendimentos aos índios, é composta por técnicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami), da Coordenação Regional (Core/RR) e da Funasa. Eles informaram que os doentes mais graves, entre os indígenas encontrados, serão removidos à capital Boa Vista, caso haja necessidade.

Com a ajuda de um intérprete, os membros do grupo pretendem conversar com os índios para saber o porquê de eles terem abandonado suas comunidades, deslocando-se até as proximidades de Santa Maria do Boiaçú. As informações são do Jornal Folha de Boa Vista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.