VOLTAR

Funasa encontra vírus da hepatite B em 56% dos índios no Vale do Javari

O Globo, O País, p. 8
04 de Abr de 2007

Funasa encontra vírus da hepatite B em 56% dos índios no Vale do Javari
Região do Alto Solimões já teve 22 mortes com suspeita da doença

Uma missão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Amazônia constatou que a hepatite B voltou a assolar a aldeia indígena do Vale do Javari, na região do Alto Solimões. Técnicos do órgão que estiveram na aldeia encontraram o vírus em 56% dos 309 índios examinados, percentual muito acima do máximo aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 2%. Nos últimos anos, 22 pessoas morreram na região com suspeita de ter contraído a doença.

A presença do vírus não obrigatoriamente significa que a doença será desenvolvida. Mas o índice de contaminação levou a Funasa a lançar um programa de assistência aos índios. Todos que tiveram resultado positivo para hepatite B serão encaminhados, a partir do próximo dia 13, ao município mais próximo, Atalaia do Norte, para novos exames. Se a doença for constatada, eles serão transferidos para Tabatinga e tratados no Hospital do Exército.

A hepatite B é transmitida principalmente por contato sexual, com sangue contaminado ou da mãe para o filho, no nascimento. Não se adquire hepatite B através de talheres, pratos, beijo, abraço ou outro tipo de atividade social em que não ocorra contato com sangue.

Segundo a Funasa, o alto número de indígenas que tiveram contato com o vírus na região deve-se à proximidade com Atalaia e ao contato com a população não-indígena.

A avaliação faz parte de uma programa batizado de SOS Vale do Javari, lançado em outubro do ano passado com objetivo de detectar doenças como a malária, tuberculose, pneumonia, colesterol, diabetes, além da hepatite e das sexualmente transmissíveis. Cerca de quatro mil índios serão examinados.

Segundo a Funasa, será a maior investigação sorológica em comunidades indígenas no Brasil.

O Globo, 04/04/2007, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.