VOLTAR

Funasa e Condisi debatem ações para a saúde indígena

Funasa
14 de Abr de 2008

Com a presença do presidente da Funasa, Danilo Forte, o Fórum Permanente de Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) realizou, nesta segunda-feira (14/4), sua primeira reunião ordinária do ano, no auditório da Funai, em Brasília. Com uma pauta de discussão variada - desde as atividades do Abril Indígena até debates sobre os principais entraves encontrados na questão da saúde indígena -, a reunião serviu para um estreitamento de laços, ainda maior, entre a Funasa e o Condisi.

Após ouvir as solicitações e demandas dos representantes dos Condisi, Danilo Forte apresentou o trabalho do Departamento de Saúde Indígena (Desai), que segue um caráter técnico em suas decisões: "Além de cumprir o papel de gestor de saúde indígena, o Desai executa a gestão operacional, como as ações no Vale do Javari, e também reavalia os contratos celebrados. Chegamos a ter 29 conveniadas com problemas na Funasa para receber recursos financeiros. Hoje, temos apenas cinco casos, que serão solucionadas em breve".

Danilo revela uma das prioridades no atendimento à saúde indígena: "Hoje, temos dificuldades para a assistência dos índios da região amazônica, que são povos mais desassistidos. Apesar disso, todos os nossos indicadores de saúde, que estão atualizados, são positivos, graças ao trabalho da Funasa e à contribuição desse Fórum".

Representando o Departamento de Saúde Indígena, o coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena, Flávio Pereira Nunes, reforça o trabalho técnico do quadro do Desai: "A estrutura do Desai vem se fortalecendo e resgatando sua credibilidade. No Departamento, o que prevalece são as demandas técnicas".

Para Carmem Pankararu, coordenadora do Fórum dos presidentes do Condisi, a troca de informações gerada é de suma importância para o fortalecimento do subsistema de saúde indígena, do Sistema único de Saúde (SUS). "Estamos ajudando construir essa política de atenção à saúde indígena em parceria com a Funasa. Nossas reivindicações não são unilaterais, e sim complementares as ações da Fundação", explica.

Fizeram parte, ainda, da mesa da primeira reunião ordinária do Fórum Permanente de Presidentes do Condisi, os coordenadores-adjuntos do evento, Nelson Rekbatsa William Xakriabá. Na próxima quinta-feira (17), Danilo Forte receberá uma pequena comitiva de representantes do Fórum, com o objetivo de discutir tecnicamente as solicitações dos representantes dos Condisi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.