VOLTAR

Funasa distribui kits de higiene bucal em aldeias do Estado

Aquidauana News - www.aquidauananews.com
14 de Jul de 2008

A partir da próxima semana começa a ser distribuída, a segunda remessa de materiais de higiene bucal destinado às populações indígenas de Mato Grosso do Sul.

O material enviado pela Presidência da Funasa (Brasília) através do DESAI (Departamento de Saúde Indígena) conta com 48 mil unidades de escova dental adulta, 10 mil escovas infantis, 6 mil unidades de fio dental e 10 mil unidades de creme dental, suficientes para atender as 72 aldeias de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a dentista e responsável técnica do programa de saúde bucal da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa) Luciene Alle Cardoso, a meta é que 100% dos indígenas recebam os materiais de escovação.

"As equipes multidisciplinares dos 13 pólos e 2 sub-pólos do estado, produzem um levantamento da demanda de materiais necessários para atender a aldeia, em seguida é montado um kit para cada família, contendo escovas para adultos e crianças, além de creme e fio dental", esclarece Luciene.

Após o levantamento e montagem dos kits, as equipes multidisciplinares agendam uma reunião com a população, onde são realizadas palestras educativas de prevenção como a maneira correta da escovação, utilização do fio dental, a importância da atenção à saúde dos dentes, e outras noções de higiene.

Os materiais são encaminhados para os indígenas de três em três meses.

Para 2008 estão previstas mais duas remessas até o fim do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.