VOLTAR

Funasa detecta o primeiro caso de H1N1 em áreas indígenas

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1031.html
03 de Dez de 2009

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) registrou na última segunda-feira (30) o primeiro caso confirmado de Influenza A (H1N1) na área indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena de Tocantins (Dsei/TO), precisamente no Polo-Base de Formoso do Araguaia.

O Departamento de Saúde indígena (Desai) da Fundação informa ainda que alguns indígenas estão hospitalizados nos municípios de Formoso do Araguaia e Gurupí, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

No mesmo dia em que foi detectado o primeiro caso, a Funasa deslocou uma equipe de profissionais de saúde do Dsei/TO e da Secretaria Estadual de Saúde para o município e aldeias da região, visando orientar a comunidade local e coletar material juntamente com as Equipes de Saúde do município.

A Fundação reitera que não está medindo esforços para controlar a manifestação nas áreas indígenas. Este caso e os novos que venham ser detectados serão informados ao Form SUS de acordo com o desdobramento da ação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.