VOLTAR

Funasa de MS e OPAS capacitam profissionais de saúde indígena

Agora MS - http://www.agorams.com.br/
21 de Out de 2010

A Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio do Fundo Espanhol (MDG Fund), realiza entre os dias 25 e 27 de outubro de 2010 um curso para abordar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (SISVAN).

A capacitação será direcionada a 25 profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), entre eles enfermeiros e nutricionistas. Participam também representantes das unidades de referência de saúde do Município de Dourados-MS (hospitais e universidades). O objetivo é facilitar o acesso aos programas e serviços públicos, reduzir a desnutrição e a taxa de mortalidade infantil nas aldeias indígenas do Estado. Em 2001, o número de mortes registradas era de 68 para cada 1000 crianças nascidas. Em 2009 a redução foi de 41/1000.

O evento terá a coordenação da nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Funasa de Mato Grosso do Sul, Sheila Gomes do Prado e será ministrado pelas Nutricionistas Rosalynd Moreira, do Departamento de Saúde Indígena (DESAI) da FUNASA/DF, Janine Gilberti Coutinho da OPAS e Maria Natacha Toral, da Universidade de Brasília/UnB.

Entre os resultados esperados estão a qualificação profissional em prol da melhoria dos métodos de diagnósticos, de monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas, especialmente, o fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) voltado às comunidades de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Coordenador Regional da Funasa de MS, Flavio Britto, "a iniciativa é um suporte importante para os Programas já iniciados pelo DSEI de MS, em prol da qualidade vida e saúde das crianças, reduzindo ainda mais os quadros de desnutrição".

A abertura do evento está prevista para o dia 25 de outubro (segunda-feira) às 08h na UNIGRAN, (Universidade da Grande Dourados) localizada na Rua Balbina de Matos, 2121 Jd. Universitário em Dourados.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=183946

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.