VOLTAR

Funasa comemora redução dos índices de internação de indígenas

Dourados News-Dourados-MS
31 de Mar de 2005

A assessoria de imprensa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Dourados divulgou há pouco resultado de acompanhamento realizado pelas equipes médicas, informando que o número de internações de crianças indígenas caiu de 21, no início de fevereiro, para oito até hoje. Este número corresponde a 62% de redução, diz a nota.

Das internações por desnutrição, seis crianças saíram do estado de desnutrição grave para o moderado e uma está ganhando peso diariamente. A última criança foi retirada do hospital pela mãe, sem autorização dos médicos. Nestes casos, a equipe de saúde aciona a "Equipe de Busca Ativa" formada por profissionais que, dentre outras ações, procuram por todos os locais da aldeia (inclusive vizinhos, rezadeiras, casa de parentes, etc) a mãe para explicar a importância do tratamento e sensibilizá-la quanto à necessidade do acompanhamento médico para a melhora da criança.

Além da redução das internações, o número de ingresso de crianças nos hospitais também está diminuindo. Um dos principais fatores que contribui para isto é o acompanhamento diário realizado nas residências, pelas equipes de saúde da Funasa. Nas visitas, as equipes orientam os pais quanto aos cuidados necessários para a saúde da criança como, por exemplo, o uso da multimistura. Em março, foram produzidas 194 kg da mistura. A produção é feita por meio de uma parceria entre a Funasa e a Pastoral da Criança

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.