VOLTAR

FUNASA amplia atendimento para mais de 5,5 mil índios

Pantanal News - http://www.pantanalnews.com.br/
29 de Jul de 2009

Por Redação Pantanal News/Ascom/COREMS/FUNASA

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul inaugurou ontem dia 27, na Aldeia Bororó em Dourados (MS), o Posto de Saúde "Dr. Zelik Trajber", que vai beneficiar mais de 5.680 indígenas das etnias Guarani/Kaiowá que moram na aldeia.

Foram investidos R$ 92.601,96 em recursos diretos da FUNASA, com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento à Saúde Indígena desta Comunidade, onde 720 pacientes são atendidos por mês pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde da FUNASA que atuam neste Posto.

O nome do Posto foi definido pelos Agentes de Saúde Indígenas e pela Comunidade da região, como homenagem ao médico pediatra chefe das Equipes Multidisciplinares de Saúde do DSEI - Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena - Zelik Trajber, que atua nas aldeias de Dourados (MS) desde 1999.

A nova instalação do Posto de Saúde tem 164 metros quadrados, constituído de varanda para espera, sala de vacina, sala de esterilização, sala de expurgo, sala de atendimento individualizado, depósito de materiais e sanitários.

Na solenidade estiveram presentes: o Diretor do Departamento de Saúde Indígena - DESAI - Wanderley Guenka, o Coordenador da CORE/MS Flavio da Costa Britto Neto e o Chefe do DSEI/MS Nelson Olazar, o Presidente do Conselho Distrital Indígena - CONDISI - Fernando Silva Souza e lideranças indígenas da região.

O presidente do CONDISI agradeceu a todos os profissionais que atuam na Saúde Indígena e lembrou que em 2002 a Comunidade da Bororó era atendida num espaço improvisado no Clube de Mães que existia na aldeia, onde os médicos e enfermeiras se desdobravam para assistir todos os casos. "É importante reconhecer o processo de evolução da Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, que hoje é vista como modelo para todo país, e o Dr. Zelik sempre lutou muito por condições melhores para todos nós", destacou Fernando.

O Diretor do DESAI, Wanderley Guenka destacou a importância que cada pessoa tem na construção do Sistema de Saúde, "Há dez anos iniciamos esse trabalho em Mato Grosso do Sul, hoje são 71 Postos de Saúde e 33 Equipes Multidisciplinares trabalhando nas 74 aldeias. Ainda há muito a se fazer, mas a Comunidade reconhece nosso empenho em trazer ações que melhorem as condições de saúde", afirmou o Diretor do DESAI.

O coordenador regional da FUNASA, Flavio da Costa Britto Neto, ressaltou a justa homenagem em vida prestada ao chefe das Equipes Multidisciplinares de Saúde e a responsabilidade com que são conduzidas as ações nas aldeias do Estado. "O Zelik cobra muito e nunca se contenta com o que tem; daí o resultado vitorioso do trabalho que desempenha. Exige mais e mais dos profissionais e da Instituição e quem ganha é a saúde", resumiu Britto, definindo o perfil do homenageado.

A solenidade contou também com uma homenagem especial preparada pelas agentes de saúde indígena da Aldeia Bororó, que em forma de poesia em jogral definiram a trajetória profissional e a importância do médico pediatra Zelik Trajber para a comunidade indígena da região e para os profissionais que estão sob sua responsabilidade na atenção básica à saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.