VOLTAR

Funai vai ser reaberta

Jornal do Commercio-Manaus-AM
02 de Mar de 2005

Fechada há 56 dias, a Funai (Fundação Nacional do Índio) deverá reabrir em breve, com um aborígene em sua direção regional, garantiu ontem o deputado Francisco Balieiro (PMDB), depois de uma reunião de uma hora e meia com lideranças indígenas e representantes da Funai, quando se negociou um termo de ajustamento de conduta como solução para a crise que agitou a opinião pública do Estado nos últimos dias.

Presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembléia Legislativa, Balieiro convenceu os índios de que o termo de conduta será a base para que a Funai retome suas atividades e no prazo de 45 dias seja realizado um amplo levantamento sobre a sua real situação. Dentro desse prazo, uma comissão irá a Brasília para tratar junto ao ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, da questão relacionada a demarcação das terras dos índios Mura nos municípios de Autazes, Careiro e Manaquiri. Assegurou o deputado estar decidido que um índio deverá assumir o comando da Funai em Manaus.

O nome indicado será resultado de um consenso a ser formado no âmbito da comissão indígena que irá a Brasília se entender com Tomaz Bastos. A Assembléia Legislativa, considerou ele, dará o seu aval à questão através de uma moção de apoio que terá a assinatura dos deputados sensíveis à causa indígena no Amazonas.

Francisco Balieiro disse que a crise entre os índios e a Funai acabou com um final feliz e que as reivindicações dos aborígenes serão contempladas pelo governo federal sem maiores problemas. "Nós estamos trabalhando para que os direitos dos índios sejam respeitados", revelou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.