VOLTAR

Funai vai retirar turistas estrangeiros de área indígena no Amazonas

24Horas News-Cuiabá-MT
28 de Out de 2002

O administrador da Funai, Benedito Rangel, anunciou hoje a formação de uma equipe para retirar um grupo de turistas estrangeiros que teria invadido a área delimitada dos índios muras, no município amazonense de Borba - região do rio Madeira.

Os turistas estão em cinco lanchas, dormindo às margens do rio em cabanas construídas pelos guias locais, chamados 'mateiros'.

Todos foram levados pela empresa NG Turismo, a mesma acusada de invadir área indígena Pirahã, há dois meses. Na ocasião, os turistas foram retirados com intervenção da Polícia Federal.

Na entrevista concedida esta tarde por Rangel, também estava presente o cacique mura José Laredo.

Ele não descartou a possibilidade de sua tribo seqüestrar os turistas para negociar com a empresa a retirada definitiva das terras indígenas.

Contudo, o cacique reconheceu que a NG Turismo recrutou alguns líderes da própria tribo para dar retaguarda às suas ações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.