VOLTAR

Funai vai priorizar a estruturação do órgão no Estado

O Povo (CE) - http://opovo.uol.com.br/
Autor: Daiana Godoy
20 de Mai de 2010

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mario Meira, cumpriu agente, ontem, no Ceará. Questionado pelor O POVO sobre a questão Anacé no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIIP), ele desconversou. Disse que o momento era de estruturação da sede no Estado para, depois, continuar esse trabalho de regularização fundiária.

Meira afirmou que já existe, há algum tempo, um trabalho no Ceará em terras indígenas, mas que isso é um processo que inclui muito diálogo e discussão, para que haja solução pacífica para os indígenas e para todos os envolvidos. ``Nossa intenção é que solucione a questão e que isso signifique um avanço da população indígena, que tem seus direitos, ao mesmo tempo um avanço para o Estado, para que possa promover seu desenvolvimento de uma forma tranquila e pacífica."

O chefe da entidade inaugurou a sede regional e entregou casas para índios da etnia Tapeba, em Caucaia. Ele destacou a importância da estruturação da Funai para dar continuidade aos projetos no Estado. Entre esses trabalhos está o de regularização fundiária das terras pertencente à índios.

"Está sendo feita (regularização fundiária) com todo acompanhamento técnico e a discussão com os indígenas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com as prefeituras. Todo esse trabalho vai ser continuado quando a Funai se fortalecer aqui``.

Além da inauguração da sede da Funai em Fortaleza, que vai atender Ceará, Piauí, Alagoas e Rio Grande do Norte, a implementação das coordenações técnicas locais também vão trazer mais agilidade os projetos da fundação.Também serão convocados profissionais que passaram em concurso. O presidente assinou a homologação na última segunda-feira, 17, e os selecionados já devem ser chamados.

EMAIS

REESTRUTURAÇÃO

O presidente da Funai, Marcio Meira, passou menos de 24 horas no Ceará. Em programação discreta e com pouca divulgação, ele visitou o governador Cid Gomes em reunião fechada.

- Em Caucaia, Meira dançou com os Tapebas de Caucaia o toré, ritual que representa a afirmação da identidade indígena.

- Foi entregue à comunidade Tabepa uma camionete L 200 para ações de fiscalização de território e da retirada de madeira ilegal da reserva; também um trator beneficiou os indígenas.

- Ainda em Caucaia, foram visitadas casas e escolas construídas por meio de recursos da Funai.

- O POVO acompanhou o presidente até o seu embarque no Aeroporto Pinto Martins, de onde partiu de volta a Brasília.

ENTENDA O CASO

15 de DEZEMBRO de 2009. O Ministério Público Federal (MPF) ingressa com ação civil pública pedindo à Justiça que determine ao Governo do Estado que não desaproprie terras com presença de indígenas Complexo do Pecém.

20 de ABRIL de 2010. Coordenador da Funai no Ceará, Paulo Fernandes, afirma que, em 30 ou 60 dias, seria formada uma comissão para realizar estudos e a demarcação das terras da etnia Anacé.

http://opovo.uol.com.br/opovo/economia/985602.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.