VOLTAR

Funai vai ajudar a construir Casa de Reza em Amambai

Midiamax
Autor: Jorge Franco
03 de Mar de 2008

A Aldeia Limão Verde, no município de Amambaí, terá a primeira Casa de Reza, ainda este ano. A garantia foi dada aos Nhanderú (Rezadores), pela administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, que participou do encontro. O evento reuniu rezadores de todo o Cone Sul e tratou de assuntos relacionados à questão da entradas das igrejas evangélicas nas áreas indígenas, a utilização de plantas medicinais e a cura através da reza, além da questão fundiária.

O Encontro de Rezadores (Nhanderú) está sendo incentivado pela Funai e foi pedido pelos rezadores a administradora da Funai no Cone Sul, que sejam realizados outros encontros que possam reunir os rezadores para o Jerokigassu (Grande Reza), pelo menos duas vezes por ano. A administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, disse que a Funai vai apoiar estes encontros, porque é uma das maneiras dos índios manterem a cultura tradicional.

Durante o encontro, Margarida Nicoletti, disse que a segunda casa de Reza a ser construída este ano, com a participação da Funai, na Terra Indígena de Dourados, na Aldeia Jaguapirú. A previsão é que a Funai ajude a construir mais três ou quatro Casas de Reza nas terras tradicionais. No mês passado, inaugurada na Terra Indígena de Panambizinho (Borboleta Pequena), município de Dourados, a primeira Casa de Reza da comunidade.

A cerimônia de Nhemongaraí (batismo) da Oga Potyi Gueguairisy, contou com a presença do Diretor de Assistência e vice-presidente da Funai, Aloysio Guapindaia, do Procurador Chefe da Funai, Antonio Marcos Salmeirão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.