VOLTAR

Funai troca mais 3 coordenadores regionais; mudanças da atual gestão atingem 30 por cento das unidades

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Matheus Leitão
23 de jan de 2020

A Fundação Nacional do Índio (Funai) trocou mais três coordenadores regionais - agora, nas unidades do Baixo Tocantins (PA), Noroeste de Mato Grosso (MT) e Juruá (AC). Há 39 coordenadorias espelhadas pelo país. As trocas já atingem quase 30% dessas unidades.

As trocas constam de mapeamento interno feito por indigenistas, que apontaram dez possíveis mudanças neste início de 2020.

Historicamente, os cargos de coordenadores regionais sempre foram livres de ingerência política. Até por isso, o novo modelo de troca tem gerado críticas e protestos de indígenas de diversas regiões. Antes, trocas eram dialogadas com os indígenas, suas representações e servidores.

Coordenadores regionais cuidam de necessidades administrativas, como processo de compras de veículos, combustível, troca de pneus dos carros do órgão, até as demandas cotidianas dos indígenas da região, como intermediar o acompanhamento da saúde da população local e organizar relações dos povos recém contatados.

Novas nomeações

As nomeações nas Coordenações Regionais da Funai do Noroeste de Mato Grosso e de Juruá constam da edição desta quinta-feira (23) do "Diário Oficial da União".

Para a coordenadoria mato-grossense, a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta à qual a fundação é subordinada, designou Marco Antônio Gimenez e para a unidade do Acre foi nomeado Euclides Marques dos Santos Filho. Os dois são militares.

Para a unidade paraense do Baixo Tocantins consta, no "Diário Oficial" de quarta-feira (22), apenas a exoneração de José Ricardo Totoré, que coordenava a unidade.

Como mostrou o blog, até dezembro de 2019 a Funai já havia trocado oito coordenadores, sendo as mudanças nas regiões de Itanhaém (SP), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Guarapuava (PR), Alto Solimões (AM), Dourados (MS) e Humaitá (AM).

https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2020/01/23/funai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.