VOLTAR

Funai retifica informação dada por jornal amazonense

Site da Funai
04 de Jun de 2001

O chefe do Departamento de Índios Isolados - DEII, da Funai, o sertanista Sydney Possuelo, retificou hoje (4) informações imprecisas publicadas pelo jornal "A Crítica", do estado de Amazonas, no último dia 28 de maio, por meio da agência France Press de notícias.
A informação publicada pelo jornal afirmava que a expedição Ajuricaba, recentemente organizada pelo sertanista, conseguiu fazer contato com os índios isolados da etnia Tshon D'Japá ou Tucanos. Segundo o departamento, não se trata de índios isolados, pois os D'Japá mantêm contatos regulares com os índios Kanamarí, mais numerosos, há aproximadamente sete anos.
A reportagem veiculou que os Tson D'Japá estariam sendo escravizados pelos Kanamarí, o que não corresponde à realidade. Os Kanamarí mantêm uma relação de exploração com os D'japá, e não de escravidão, termo muito forte para caracterizar a relação entre as etnias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.