VOLTAR

Funai reconhece identidade indígena dos Tupinambá de Olivença na Bahia

Site da Funai
29 de Mai de 2002

O presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez, acatou o parecer da Coordenação Geral de Estudos e Pesquisa do órgão indigenista - CGPE com relação ao reconhecimento oficial da identidade indígena da comunidade Tupinambá de Olivença, que habitaram a região litorânea do Sul da Bahia, especialmente a região do atual município de Ilhéus e circunvizinhanças. Com o reconhecimento, os Tupinambá de Olivença poderão se beneficiar de todas as políticas públicas dirigidas Às comunidades indígenas.

De acordo com a nota técnica da CGPE, desde a época do antigo Serviço de Proteção ao Índio - SPI que a comunidade Tupinambá de Olivença, também conhecida como Tupinikim ou Índios de Olivença, reivindica sua condição de indígena junto ao estado brasileiro. A nota técnica afirma que estudos antropológicos realizados pela Funai e pela Universidade Federal da Bahia - UFBA garantem "não haver dúvidas quanto à persistência viva atual da comunidade indígena de linha etno-linguística tupi que tradicional e imemorialmente habitavam a região litorânea do Sul da Bahia, especialmente hoje inserido no município de Ilhéus e arredores".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.