VOLTAR

Funai realiza projeto sobre pinturas corporais com povos indígenas

Linear Clipping - www.linearclipping.com.br/funai
Autor: Theodora Malacrida
13 de Ago de 2008

A FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI), de Tangará da Serra, através do Setor de Educação, estará desenvolvendo oficinas de Pintura Corporal com os Jovens Indígenas e anciãos das Etnias: Paresí, Irantxe, Nambikwara e Myky. De acordo com a coordenadora do projeto, Ivanilde Bezerra do Nascimento, a finalidade é de Identificar as diversas formas de expressão e conhecer os sentimentos que retratam cada pintura corporal, bem como suas histórias. "Nosso intuito através deste projeto é de conhecer o que cada pintura representa para cada um dos povos indígenas de nossa região", explica Ivanilde.

As Pinturas Corporais são extremamente importantes para sobrevivência do índio.

As formas de expressão, na pintura corporal indígena, são bastante variadas retratando, muitas vezes, sentimentos os sentimentos de cada um desses povos. "A pintura é muito importante para os povos indígenas. Cada povo tem uma forma de utilizar as pinturas. Geralmente são usadas para o tempo do plantio, o tempo da colheita, para a dança, e outros povos usavam da pintura para guerrear entre outros povos", observou.

Conforme os conhecimentos através dos anciãos, os índios pintam seus corpos para se enfeitar e se defender do sol, dos insetos e também dos maus espíritos. As Pinturas falam e dão seu recado.

A programação da oficina de pintura corporal tem início hoje seguindo até sexta-feira, 15, na Aldeia Rio Verde em Campo Novo do Paresi.

De 26 a 28 o projeto segue na Aldeia Rio formoso; de 10 a 12 de setembro, na Aldeia Paredão do povo Irantxe, de 17 a 19 de setembro, na Aldeia Myky do Povo Myky e de 24 a 26 de setembro na Aldeia Três Jacú do Povo Nambikwara.

PINTURA INDÍGENA - Uma das características que mais marcam a cultura indígena são as pinturas corporais sendo vistas como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo "homem branco".

Feita de jenipapo, carvão ou urucum, as pinturas têm como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para "dizer" que estão interessadas em encontrar um parceiro.

O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores. Qualquer índio pode preparar o material e depois usá-lo. Entretanto, é importante tomar cuidado com os desenhos a serem pintados. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer. As manifestações artísticas e cultural de um povo representada pela pintura corporal podem simbolizar ritos de passagem, e as várias manifestações de uma cultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.